Qual a melhor dieta para fertilidade?

Qual a melhor dieta para fertilidade?

Sabemos que a fertilidade diminui com o passar do tempo, mas nem todo mundo sabe que existem outros fatores que podem interferir na chance de ter filhos. Seu estilo de vida, como a alimentação, atividade física e o seu peso podem causar grande influência na saúde reprodutiva de mulheres e homens, potencializando ou prejudicando as chances de ter seu tão sonhado bebê. A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva mostra que a infertilidade afeta cerca de 10% da população, e ouso dizer, que este número aumenta a cada ano.  Apesar de não termos controle sobre todas as causas da infertilidade, podemos escolher nossos hábitos alimentares e eliminar fatores que podem acelerar o envelhecimento celular, como dos nossos óvulos.

Manter um peso corporal saudável traz benefícios à fertilidade e aumenta as chances de uma gravidez. Mulheres com sobrepeso podem ter alterações hormonais que levam a uma ovulação irregular. Já as mulheres que estão abaixo do peso, podem apresentar ciclos menstruais irregulares ou até parar de ovular totalmente. Pessoas com alto risco de infertilidade são as que praticam exercícios físicos muito intensos e as que possuem desordem alimentar ou seguem dietas muito restritivas.

Ter cuidado especial com a alimentação é fundamental para melhorar sua fertilidade. Alguns nutrientes contribuem para a boa produção hormonal. Os antioxidantes que ajudam a proteger óvulos e espermatozoides de radicais livres também são encontrados em alimentos que ingerimos. A melhor dieta para fertilidade nada mais é do que um conjunto de hábitos alimentares que beneficiam a saúde reprodutiva. Ela inclui alimentos ricos em nutrientes necessários para a função hormonal, saúde dos óvulos e espermatozoides e até o desenvolvimento do feto.

Confira a lista de alimentos que contribuem para uma dieta para a fertilidade:

1 – Alimentos frescos, naturais ou minimamente processados. Além de ter menos conservantes, têm muito mais nutrientes.

2 – Verduras, legumes e leguminosas: brócolis, rúcula, couve, agrião, espinafre, escarola, alface, cenoura, abóbora, chuchu, beterraba, abobrinha, berinjela, tomate, cebola, feijões, grão-de-bico, ervilhas e lentilhas. Ricos em fibras, vitaminas e minerais. E nutrientes como beta criptoxantina que auxilia na prevenção e tratamento do envelhecimento ovariano.

3 – Cereais integrais: arroz, aveia, linhaça, gergelim, centeio, cevada, quinua e amaranto.

4 – Oleaginosas e óleos vegetais: nozes, castanhas, amêndoas, pistache, avelãs e oliva.

5 – Proteína animal: peixes e carnes brancas em quantidades mais elevadas; carne vermelha em quantidades baixas; e ovos como boa opção.

6 – Frutas frescas (no mínimo, três porções ao dia): ameixa, romã, uva passa, mirtilo e morango. Estas são as queridinhas. Ricas em antioxidantes como Vitamina C e resveratrol, reduzem os radicais livres, reduzem processo inflamatório, previnem e tratam o envelhecimento ovariano.

E o que precisamos evitar?

Nada de alimentos que podem prejudicar a fertilidade. Um pequeno esboço dos alimentos que devem ser evitados por quem está tentando engravidar:

1 – Laticínios: queijos amarelos, leites e iogurtes com alto teor de gordura.
2 – Gorduras saturadas: banhas, manteigas e gorduras provenientes de produtos animais, e frituras.

3 – Carboidratos refinados: pães, biscoitos doces ou salgados, macarrão, massas e cereais preparados com farinha refinada (branca). Pioram o processo inflamatório, bem como a resistência à insulina, dificultando muito a endometriose e as chances de engravidar.

4 – Doces industrializados, biscoitos recheados, chocolates e produtos à base de açúcar refinado.

5 – Alimentos industrializados, enlatados, processados, congelados, não orgânicos e transgênicos.

5 – Cafeína: café e outros produtos cafeinados (refrigerante, chá verde e preto) em excesso.

Contudo, o mais importante é ter uma alimentação equilibrada. Converse com um nutricionista especializado na área, para fazer um plano alimentar que não só tornará seu corpo mais saudável, mas também ajudará sua fertilidade. Evite as dietas da moda ou muito restritivas que deixam seu corpo desnutrido, fazendo você perder muitos dos nutrientes necessários para uma gravidez saudável.

Mais conteúdo...