Acupuntura e Medicina Chinesa: Melhores Pontos da Acupuntura Na FIV

Acupuntura e Medicina Chinesa: Melhores Pontos da Acupuntura Na FIV

Para cada fase do tratamento de fertilização in vitro (FIV), a acupuntura pode ser uma forte aliada no processo. Utilizamos uma combinação de pontos com objetivos específicos em cada etapa. Por isso, não é possível definir protocolos, pois o tratamento é individualizado e também leva em consideração os desequilíbrios energéticos de cada paciente. Para melhorar a qualidade dos óvulos, por exemplo, são selecionados pontos do meridiano do rim e da bexiga, responsáveis pelo Jing (essência reprodutiva), pontos do meridiano Chong Mai e próximos aos ovários.

Nos casos de fertilização in vitro, a acupuntura pode auxiliar as pacientes por diversos mecanismos:

-Aumenta o fluxo de sangue para a região do útero e ovários, melhorando a qualidade dos folículos e a espessura e morfologia do endométrio, facilitando a implantação dos embrião;

-Minimiza os efeitos colaterais das medicações utilizadas durante os tratamentos de infertilidade, tais como irritabilidade, ganho de peso, inchaço e dor de cabeça;

-Reduz estresse e ansiedade;

-Realiza modulação hormonal, ajudando a regular os ciclos menstruais.

Assim, para melhorar a qualidade dos óvulos, são selecionados pontos do meridiano do Rim e da Bexiga, responsáveis pelo Jing (essência reprodutiva), pontos do meridiano Chong Mai ou próximos aos ovários.

Já, para diminuir os efeitos colaterais das medicações de indução hormonal, são indicados principalmente pontos do meridiano do Fígado que removem a estagnação do Qi (energia) desse meridiano.

Mesmo com essas dicas, é importante que se busque um acupunturista com experiência no tratamento da infertilidade. Ele poderá selecionar a melhor combinação de pontos para cada caso, considerando o organismo como um todo e a paciente inserida em seu ambiente.

Mais conteúdo...