O planejamento financeiro é indispensável na vida de qualquer ser humano. Afinal de contas, para realização da maioria dos sonhos é necessário disponibilidade financeira, o que não é diferente com o tratamento de reprodução humana e os altos custos que envolvem esse processo. Assim, ao planejar-se, fazendo esta reserva financeira, já é uma questão a menos para se preocupar, tanto no caso de o primeiro resultado ser negativo, como de o positivo acontecer, o que quer dizer a chegada do bebê em nove meses. Sem contar que não há certeza de quantos ciclos terão que ser realizados, nem mesmo o tempo dessa caminhada, que pode ser de meses ou de anos. Contudo, o dinheiro não pode ser um problema na sua jornada como tentante e na sua vida como um todo, ele tem que ser a solução e o alicerce para você seguir adiante, colocando em prática seus projetos de vida. 

O que é a Embrião Financeiro?

A Embrião Financeiro nasceu com o propósito de ajudar casais/tentantes a se organizarem financeiramente, através da metodologia do planejamento financeiro. Ou seja, ter o dinheiro para conquistar o sonho da maternidade, por meio da reprodução assistida. À frente da empresa, Maria Paula Marques, que já atuou no mercado financeiro, e que hoje é planejadora financeira pessoal, e mãe por FIV, e Ligia Folquitto, também planejadora financeira pessoal. Ambas têm como objetivo mostrar que é possível custear o tratamento e levar o planejamento financeiro para dentro dos seus lares.

Para isso, alguns pilares devem ser seguidos, confira:

Comportamento: Identificar DNA financeiro (perfil comportamental financeiro), o que quer dizer a relação com o dinheiro no passado e a forma que toma decisões atualmente.

Orçamento: Análise dos números do orçamento mensal e como ajustá-los, para sobrar dinheiro, poupar e investir.

Projetos de vida (os 3 Q’s do seu tratamento): Definição de quais projetos, quanto custam e quando serão realizados. 

Estratégia Financeira: Plano financeiro para montar a reserva de segurança, projetos de vida de curto, médio e longo prazos. 

Aula de investimentos: Após a organização, este é o próximo passo, entender onde investir o dinheiro.

* Colaboraram como fonte neste texto as planejadoras financeiras Maria Paula Marques e Lígia Folquitto, da Embrião Financeiro.