Há uma extensa lista de medicamentos que o SUS fornece, com simples solicitação via Farmácia do Estado. Para tanto, é necessário encaminhamento de solicitação da medicação com laudo médico indicando a utilização pelo paciente. Essa listagem, chamada de Relação Nacional de Medicamentos Essenciais ou RENAME, compreende a seleção e a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS. Além disso, a cada dois anos, o Ministério da Saúde consolida e publica as atualizações da RENAME.

Última listagem ativa.

Ainda, conforme Decreto nº 7.508/2011, inclusive a medicação Enoxaparina, muito utilizada pelas tentantes, quando gestando, para evitar complicações de coagulação sanguínea, é fornecida pelo SUS. É importante ressaltar também que os planos de saúde devem fornecer igualmente essa medicação, quando tiver cobertura para o tratamento da doença, conforme Rol da ANS.

Texto do decreto que disciplina a organização do SUS, no que compreende essa parte de medicação entre os artigos 25 e 29